Segunda, 01 de Março de 2021
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Direção Acadêmica da Faculdade Católica apresenta diretrizes para as aulas no semestre 2021/1

O documento apresenta diversa diretrizes pedagógicas, metodológicas/avaliativas e administrativas

18/02/2021 08h45 Atualizada há 2 semanas
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Por: ETIENE GONÇALVES Fonte: COMDECOM
Divulgação
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A Faculdade Católica de Rondônia (FCR) anunciou nesta terça-feira (16), em comunicado oficial aos docentes e discentes, que as atividades dos cursos de graduações em Direito, Psicologia e Filosofia terão seu início por meio de atividades remotas. O documento apresenta diversa diretrizes pedagógicas, metodológicas/avaliativas e administrativas.

De acordo com diretor acadêmico da FCR, Prof. Dr. Pedro Abib, as atividades para os acadêmicos de graduação seguirão na modalidade remota, tendo em vista a situação de pandemia (Covid-19). Inclusive, o período letivo começa em 22 de fevereiro nestes moldes. “O desejo de todos nós, que trabalhamos em educação, é de ter nossos acadêmicos e professores dentro da instituição. O momento, porém, é por demais crítico, os índices de infecção e mortes provocados pelo Covid-19 aumentam exponencialmente em nosso município”. 

Asseverou, ainda, que é “nosso desejo o retorno das aulas presenciais, no entanto, não há segurança e nem permissão para fazê-lo agora. Mantemos, portanto, os cursos presenciais com atividades remotas e havendo reavaliação, toda a comunidade universitária será comunicada, sempre em consonância com as mudanças do cenário da pandemia”, esclareceu Abib. 

Reiterou, o Prof. Pedro, que o documento apresenta diretrizes pedagógicas já de conhecimento comum dos docentes que deverão ser seguidos durante o semestre letivo 2021/1. Entre eles, que é dever participar de formações pedagógicas, privilegiar o uso de metodologias ativas, apresentar as informações e conteúdos em diferentes formatos, estimular o interesse e o engajamento dos alunos e permitir que se expressarem de maneiras diversas, etc.

DIRETRIZES METODOLÓGICAS E AVALIATIVAS

O documento ainda destaca que o professor deverá manter-se disponível durante a aula para esclarecimentos, evitando assim, conteúdos meramente expositivos, além de manter-se focado, durante grande parte da aula na correção de atividades, orientar discentes e manter o plano de ensino atualizado.

No que diz respeito às avaliações, ficou determinado, entre outras questões listadas no comunicado, que: deverá ser concedido até 15 dias corridos para o desenvolvimento das atividades realizadas durante o bimestre - não se refere às avaliações bimestrais (N1 e N2) -, recomendadas que sejam em grupo, contemplando 40% da nota, e realização de uma atividade avaliativa individual (N1 e N2) contemplando 60% da nota, ao final de cada bimestre. 

“Ainda orientamos que o corpo docente possa diversificar o processo avaliativo, utilizando quando possível, as diversas metodologias disponíveis como, por exemplo, estudo de caso, exames de múltipla escolhas, pesquisa, apresentações e seminários, produção e criação (vídeo, podcast, aplicativo, website, mapas mentais e conceituais), autoavaliação, atividades gamificadas e colaborativas”, ressaltou Abib.

ORIENTAÇÕES ADMINISTRATIVAS AOS DISCENTES 

Os acadêmicos também têm algumas responsabilidades. A mais recomendada é que todas as comunicações com os professores, coordenações e acesso às aulas online pelo Meet e ao Google Classroom, obrigatoriamente deverão ocorrer pelo e-mail institucional (@sou.fcr.edu.br) e, deverão privilegiar a comunicação com a coordenação, também, por meio do e-mail institucional.

Outras questões importantes apresentadas no documento é que o acadêmico deve “solicitar serviços administrativos ou financeiros pela secretaria web, com apresentação de respectivos documentos exigindo a emissão de um protocolo; solicitar a realização de segunda chamada em até 48 horas após a perda da prova bimestral, devidamente justificado e comprovado, a ser encaminhado diretamente ao professor da disciplina para análise”. 

O documento ressalta ainda que é preciso manter frequência diária nas atividades online no horário de aula (síncronas), apresentando justificativa de ausência ao docente quando necessário e, em caso de adoecimento do discente ou de familiar próximo, apresentar documentação comprobatória na secretaria para justificar as ausências.

Outras orientações estão dispostas no comunicado e devem ser acompanhadas (Acesse Aqui).

COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE 

A FCR tomou medidas institucionalmente valorizando o esforço coletivo, seja de discentes, docentes e colaboradores. Desta forma, garantiu desde o início da pandemia a manutenção do emprego e renda dos colaboradores e professores.

“Isso fica evidenciado, também, no momento em que a Católica, mesmo em tempos de pandemia, e graças ao engajamento e envolvimento de toda a comunidade universitária, continua investido em nosso Estado, seja com a oferta de novos cursos ou mesmo com a construção de seu novo campus, que está com as obras a todo vapor”, reiterou Abib no comunicado lembrando que o momento é excepcional e passageiro e que impõe a cada um de nós a superação das dificuldades para juntos construirmos um mundo melhor.

 

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