Domingo, 28 de Fevereiro de 2021
[Portfólio] etiene.com.br PSICOLOGIA

Professor dos cursos de Psicologia e Direito da FCR tem artigo publicado em revista científica

O título da pesquisa é “Percepção sobre a mediação judicial familiar pelos pais em casos de disputa de guarda de filhos”

02/02/2021 16h36 Atualizada há 4 semanas
17
Por: ETIENE GONÇALVES Fonte: ACM FCR
Divulgação
Divulgação

O professor dos cursos de Psicologia e Direito da Faculdade Católica de Rondônia (FCR), Zeno Germano de Souza Neto, teve artigo aceito e publicado na Revista PSI UNISC, periódico vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

O título da pesquisa é “Percepção sobre a mediação judicial familiar pelos pais em casos de disputa de guarda de filhos” e, é, fruto do doutorado em Psicologia e estudos na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com a FCR e pode ser acessado aqui.

De Acordo com o Prof. Zeno, a pesquisa ocorreu com a objetivo de identificar como os pais que participaram de mediação judicial em casos de guarda de filho compreendem o processo de mediar conflitos e os resultados desse trabalho. “… Com isso, temos uma fundamentação analítica e científica para poder dizer que a mediação funciona”, disse.

“Para a maioria dos participantes, os acordos judiciais obtidos por mediação em casos de disputas pela guarda dos filhos foram mantidos e promoveram uma melhoria da comunicação entre os pais durante a mediação”, concluiu a pesquisa do professor.

Zeno lembrou que é fundamental para o docente de nível superior o desenvolvimento de pesquisa, ou seja, produzir o conhecimento. “Isso não é fácil no Brasil, mas é um compromisso ético para ocupar este lugar em que oferece a excelência, a FCR tem e sempre teve esse compromisso em contribuir com a pesquisa científica. É o grande marco diferencial de uma faculdade que quer crescer e evoluir”, expôs.

O artigo apresenta, ainda, que para o trabalho foi analisada a contribuição de 22 indivíduos que estiveram em litígio (ação/processo) em razão da guarda de seus filhos nas Varas de Família do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO).

PROJETO

O professor ainda aguarda o resultado de uma segunda publicação voltado ao mesmo tema. De acordo com ele, o projeto agora é publicar a tese (que já está disponível no site da PUC/RS) em um livro em um futuro próximo. 

COLABORAÇÃO

“Percepção sobre a mediação judicial familiar pelos pais em casos de disputa de guarda de filhos” foi publicado com a colaboração de Milena Nardini Bubols e Tatiana Quarti Irigaray, ambas da PUCRS. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias