Sexta, 22 de Janeiro de 2021
69 98133-2589
[Portfólio] etiene.com.br ACADEMIA

Trabalho de pesquisa da FCR é apresentado em evento de Psicologia e Medicina Comportamental

A pesquisa foi liderada pela Profª Me. Tércia Marília Martins Brasil, integrante do corpo docente de Psicologia da Faculdade Católica de Rondônia

18/11/2020 16h03 Atualizada há 2 meses
77
Por: ETIENE GONÇALVES Fonte: ACM FCR
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Trabalho científico realizado no âmbito do Curso de Psicologia da Faculdade Católica de Rondônia (FCR) recebeu notoriedade nacional. Em setembro passado, o XXIX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental acolheu o trabalho “Associação entre Inteligência, Atenção Seletiva e Funções Executivas entre Crianças Pré-Escolares na Amazônia – Brasil”, apresentado na área da Neuropsicologia e na modalidade painel.

O painel em questão fez parte do tema geral do Encontro “Análise do Comportamento e Diversidade de Atuação”. A pesquisa foi liderada pela Profª Me. Tércia Marília Martins Brasil, integrante do corpo docente de Psicologia da FCR, acompanhada dos co-autores Shase Costa de Azevedo, Henrique Souza Nascimento, Larissa Szymczak Vieira, Marcos Túlio da Silva Nina, Marina Monzani Rocha da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A apresentação ocorreu na modalidade online devido à pandemia (Covid-19).

A pesquisa acentuou que, no Brasil, dados sobre comportamento e funções cognitivas de pré-escolares são mais comuns de serem coletadas e investigadas na região Sul e Sudeste, havendo a necessidade de se investigar a respeito das crianças que vivem na região Norte, na região amazônica. “O objetivo do presente estudo foi verificar a relação entre os escores de inteligência, atenção seletiva e funções executivas nesta população”, diz o resumo do trabalho.

A análise baseou-se em metodologia descritivo exploratória, realizado com amostra de conveniência de 48 pré-escolares de 4 a 6 anos, além de uma atenção que envolve professores e pais. “O trabalho foi pioneiro no Norte do Brasil com os instrumentos utilizados e com a proposta avençada e foi a primeira pesquisa publicada com participação de acadêmicos do curso de Psicologia da FCR”, declarou Tércia.

PARCERIA

Além da FCR, foram envolvidos como parceiros na pesquisa o Instituto de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas de Rondônia e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo.

SOBRE O EVENTO

O XXIX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental é promovido pela Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) com o objetivo de apresentar o resultado do conjunto de nossas práticas, fundamentadas no conhecimento científico. Para saber mais e conhecer os trabalhos apresentados na edição de 2020, acesse: www.abpmcencontro.com.br.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Porto Velho - RO
Atualizado às 12h30 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 28°

29° Sensação
11 km/h Vento
79% Umidade do ar
67% (13mm) Chance de chuva
Amanhã (23/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (24/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias