Sexta, 27 de Novembro de 2020 12:33
69 98133-2589
[Portfólio] etiene.com.br PESQUISA

Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional é apresentado à Fiero

A proposta é ampliar uma rede nacional que envolve diversos órgãos e IES pelo país afora que buscam mapear e envolver redes de pesquisa, ensino, inovação e gestão do conhecimento em áreas diversas de interesse da Defesa e Segurança

30/10/2020 17h26
20
Por: ETIENE GONÇALVES Fonte: ACM FCR
Divulgação
Divulgação

Nesta semana, a Faculdade Católica de Rondônia apresentou à presidência da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), em Porto Velho, o Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (PROCAD – DEFESA), liderado pela Escola de Guerra Naval para atender demandas do Ministério da Defesa (MD) visando aprimorar a integração das Forças Armadas e a sociedade na construção de cenários em defesa nacional e segurança  internacional por plataforma distribuída  e análise  multicritério para identificação  e monitoramento de sementes de futuro.

A proposta foi de buscar apoio da Fiero através de seu presidente, Marcelo Thomé da Silva de Almeida, no intuito de ampliar uma rede nacional que envolve diversos órgãos e IES pelo país afora que buscam mapear e envolver redes de pesquisa, ensino, inovação e gestão do conhecimento em áreas diversas de interesse da Defesa e Segurança. O encontro aconteceu na sede da Federação.

Segundo o reitor da Faculdade Católica de Rondônia (FCR), Prof. Dr. Fábio Hecktheur, dentro os objetivos do Programa está o de “estimular a integração da academia com a indústria, promovendo a interação com o setor produtivo nacional, de forma que os pesquisadores e técnicos vinculados ao setor produtivo possam integrar as equipes”.

De acordo com outro representante do PROCAD – DEFESA em Rondônia, Prof. Dr. Sávio Antiógenes Borges Lessa, a ideia é identificar e monitorar sinais de futuro em diversos âmbitos como, por exemplo, Meio Ambiente, transnacionalidade, questões minerais e migratórias, tráfico de drogas, desenvolvimento econômico e social. “Tudo isso, direta ou indiretamente, refletem na defesa e segurança nacional.  Eles deverão ser estudados através de pesquisas, trabalhos científicos e publicações de livros, entre outros”, informou. 

Na Amazônia, a FCR é a Instituição que está liderando o desenvolvimento do projeto e ampliação da rede nacional, através de uma rede regional, para atingir os objetivos geral e específicos do Programa.

REGISTROS

Ainda faz parte do PROCAD – DEFESA os Profs. Drs. Miguel Neneve, Afonso Maria das Chagas e Andreia Alves de Almeida.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Porto Velho - RO
Atualizado às 13h27 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

29° Sensação
7 km/h Vento
79% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (28/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias