Um dia ele chega, nem que seja por um instante, mas ele chega. E quando chega, parece que um mundo desaba em nossas mãos, todo o peso de uma responsabilidade se torna insuportável, por alguns instantes, e a única coisa que passa na cabeça é: Será que vale a pena?
Desanimar não deveria fazer parte do ambiente profissional. Quando isso acontece, algo não vai bem. Pode ser da organização para com o colaborador, ou do colaborador para com a empresa. E é nesse momento que o negócio pode começar a afundar, onde o compromisso começa a ser falho, e onde os indicadores passam a ser um peso, e não um desafio.
Os motivos são diversos, e alguns deles são os mais encontrados em pesquisas sobre o engajamento no ambiente de trabalho:
Além desses, há vários outros motivos. E na hora do desânimo, começamos a pensar, e agora? Permaneço? Sigo em frente? Busco por novos ares?
Essas dúvidas devem ter suas respostas. E cabe ao colaborador decidir até onde chegar. Mas não dá para chegar aqui e dizer, siga em frente, ou, procure um novo emprego.
Isso seria colocar ideias que nem sempre são as melhores. Mas, pense sempre nas seguintes questões:
Talvez a terceira seja a mais difícil, e a de maior decisão. E deve ser pensada com muita cautela para não haver enganos. Busque sempre escolher aquilo que te faz bem. Uma coisa é certa, ninguém melhor que você para dizer os motivos e o que lhe animará novamente.
Dê ideias a sua organização se o motivo for dela. Converse, faça diálogos, entenda se realmente a empresa não está buscando meios. Muitas vezes, as ações não conseguem surtir o efeito imediato, mas é sempre bom entender o lado organizacional.
Para gestores: Conversem com seus colaboradores, sempre que puderem. Não para uma chamada de atenção, ou algo do tipo. Converse sobre expectativas, entenda o que seu funcionário deseja para o futuro, e como você pode motivá-lo sempre na organização. O desânimo pode ser somente um sintoma de algo muito maior que esteja acontecendo debaixo de seus olhos, basta você querer enxergar. Para complementar, dê uma lida nos seguintes artigos já publicados aqui anteriormente:
Ouvir e Agir na gestão de pessoas
Reconhecimento Profissional: fator primordial em tempos de crise
Até a semana que vem.
Mín. 23° Máx. 30°
Mín. 23° Máx. 28°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 22° Máx. 28°
Sol com muitas nuvens e chuva