Na manhã de ontem (19) ocorreu o primeiro debate preparatório ao Fórum Amazônia+21. O tema do debate realizado com transmissão online, diretamente de Brasília (BSB), foi “Visão de futuro, Oportunidades e Desafios para a Região Amazônica”.
Participaram desta primeira fase, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) e presidente da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, Marcelo Thomé de Almeida e o vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, general Hamilton Mourão.
O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, prestigiou o evento. Para as autoridades presentes, há um grande interesse da população em discutir o assunto “Amazônia”. “Isso representa a importância que o mundo inteiro dá para a preservação da Amazônia, compatibilizada, e tão necessária ao desenvolvimento”, destacam as autoridades.
TRECHOS IMPORTANTES
Ao discutir as possibilidades à região, investimentos em energias renováveis, agroindústria e bioeconomia, Marcelo Thomé, declarou que “é preciso nos afastarmos das atividades ilegais que destroem e começarmos a apoiar negócios estruturados e adequados à realidade amazônica”.
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão ressaltou que é necessário proteger, preservar e desenvolver. “É preciso criar um novo modelo de desenvolvimento pra região, baseado em pesquisa e inovação e bioeconomia”. De acordo com ele, os eixos em questão devem orientar a visão sobre a Amazônia com participação de diversos entes federativos e internacionais.
Já o presidente da CNI, Robson Andrade, apresentou a sua expectativa para um Brasil e uma economia bem-sucedida e subir ao pódio quanto a baixa emissão de carbono e se tornar uma referência no que diz respeito a bioeconomia. “Temos riquezas para o desenvolvimento sustentável da região amazônica, sempre dentro das metas e compromissos do Brasil nos tratados internacionais”.
NOVA ETAPA
A primeira etapa ocorreu de forma proveitosa e, na próxima, a abordagem será “Financiamento”. Os organizadores destacam a necessidade da participação de todos acompanhando a agenda considerada tão importante e especial a todos.
SERVIÇO
Para participar, basta inscrever-se pelo site www.amazonia21.org. Haverá salas para transmissão simultânea em inglês e espanhol.
SOBRE O FÓRUM
O Fórum Internacional Amazônia+21, evento que acontecerá de forma virtual de 4 a 6 de novembro de 2020, tem como proposta encontrar as melhores soluções para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. O evento é promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), em conjunto com a Prefeitura de Porto Velho, através da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), e conta ainda com correalização da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
Mín. 24° Máx. 30°
Mín. 23° Máx. 32°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 23° Máx. 32°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.