Quinta, 29 de Outubro de 2020 15:50
69 98133-2589
Blogs e Colunas ALINHAMENTO

O ouvir e agir na gestão de pessoas

Tenha ações imediatas para blindar os problemas relatados por seu time.

04/07/2020 18h42
238
Por: Redação
Divulgação
Divulgação

Que tal a frase "ver e agir"?

No meio logístico, é bem comum que essa frase seja dita no dia a dia, principalmente quando algo fugiu do controle, e nenhuma ação foi tomada para, pelo menos, bloquear o problema.

Porém, isso muda quando falamos de gestão de pessoas. Em muitas empresas, principalmente as médio e grande porte, são colocados a disposição dos colaboradores, ferramentas como: pesquisa de clima, caixinhas de sugestões, programas de melhoria, entre outros meios de ouvir os funcionários.

Por isso vou falar hoje do Ouvir e Agir.

É bem comum, existirem em nossas equipes, um ou outro funcionário, conhecidos como por reclamarem de tudo e toda atividade passada. Na área de transportes, especificamente falando de manutenção, pode acontecer (mas não deveria) de faltar determinada ferramenta como um alicate ou alguma chave, e um colaborador usar aquilo como meio de descarregar algum tipo de descontentamento (ou "preguiça mesmo"). Depois você compra esse alicate ou chave, e ele passa a reclamar da qualidade. Você troca novamente por uma marca melhor, e a reclamação virá no tamanho da ferramenta.

Juro que cansei só de ler o que escrevi.

Bom, é certo que temos um problema com esse colaborador, e que em algum momento devemos tentar entender o que está acontecendo. Pode ser uma carência de supervisão e acompanhamento, ou algo que realmente está fora do normal, porém ele tem receio de informar a realidade do problema, por achar que, a liderança não dá a devida atenção aos problemas que levam ao baixo rendimento do setor.

A dica de hoje é bem simples. OUVIR E AGIR! 

Sim, essa é a dica. Entenda que toda reclamação tem um fundamento, mesmo que seja o pior possível. E não adianta se enfurecer ou marcar o funcionário. É ouvindo e agindo, que você conseguirá entender o real problema de seu time. É ouvindo e agindo, que você conseguirá contar as velhas e ruins "muletas" que existem em basicamente todos os setores operacionais. É ouvindo e agindo, que você conseguirá fazer com que outros da equipe, não se tornem somente um "fórum móvel de reclamações". 

Tenha ações imediatas para blindar os problemas relatados por seu time. E isso não significa fazer tudo o que eles pedirem, às vezes, é só uma falta de orientação, e isso, você deve ser capaz de fazer.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Janderson Batista
Sobre Janderson Batista
Tem experiência no setor de transportes, logística e distribuição aplicando conhecimentos voltados para a sustentabilidade e rentabilidade de negócios, com foco no Desenvolvimento de Pessoas, Gerenciamento e Otimização Processos e Rotina de trabalho. E-mail: [email protected]
Porto Velho - RO
Atualizado às 16h40 - Fonte: Climatempo
28°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 30°

32° Sensação
4 km/h Vento
84% Umidade do ar
83% (40mm) Chance de chuva
Amanhã (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (31/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias