Terça, 11 de Agosto de 2020 09:26
69 98133-2589
Capital SAÚDE

Grávidas, puérperas e crianças terão mais uma semana para se protegerem contra gripe

Terceira etapa da campanha de vacinação vai até 10 de julho ou enquanto durar o estoque de doses

02/07/2020 20h29
31
Por: Redação Fonte: COMDECOM
Divulgação
Divulgação

As grávidas, puérperas (mães no pós-parto até 45 dias), e crianças, a partir de seis meses a menores de seis anos, terão mais uma semana para buscarem proteção contra a gripe. É que a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), vai continuar vacinando até o dia 10 de julho o grupo previsto na terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

A imunização estará disponível em todas as unidades de saúde até a data prevista ou enquanto durar o estoque de doses, das 8h às 18h. A Semusa convoca especialmente os pais e responsáveis para que levem as crianças dentro da idade estabelecida, para serem vacinadas. Os índices de imunização deste público, juntamente com gestantes e puérperas, ainda estão abaixo dos 40%.

“A vacina protege contra as complicações da gripe. E neste momento, com a possibilidade de mais um surto de uma nova gripe, é muito importante que as pessoas dos grupos vulneráveis busquem a imunização, principalmente as crianças”, alerta Elizeth Gomes, gerente de Imunização da Semusa.

Segundo a Divisão de Epidemiologia da Semusa, até o dia 12 de junho, haviam sido analisadas 205 amostras de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), destas 46 (23%) foram positivas para diversos vírus, inclusive H1N1 e Influenza B, com uma morte registrada.

Segundo a secretária adjunta Marilene Penati, que é médica pediatra, a vacina contra a gripe é segura, eficaz e ajuda a evitar doenças respiratórias causadas por gripes e resfriados, mais frequentes nessa época devido ao tempo seco, poeira e fumaça.

“As crianças sempre sofrem neste período com as ações do tempo e muitas são levadas à internação. Além do mais, não queremos nossas crianças dentro de unidades hospitalares sendo expostas ao coronavírus e a vacina ajuda a prevenir esses transtornos. O mesmo alerta serve para as grávidas e mamães recentes”, avisa Penati.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Porto Velho - RO
Atualizado às 10h23 - Fonte: Climatempo
28°
Alguma nebulosidade

Mín. 21° Máx. 36°

29° Sensação
4 km/h Vento
62% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (12/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Quinta (13/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias