Sábado, 28 de Novembro de 2020 10:04
69 98133-2589
Blogs e Colunas ALERTA

O farol nas organizações: um olho a mais na gestão do negócio

Conheça três orientações simples que o farão tomar atitudes concretas.

21/06/2020 14h33 Atualizada há 5 meses
176
Por: Redação
Divulgação
Divulgação

Receber um e-mail com a informação de que algo em sua área está errado ou fora do prazo nos deixa bastante incomodados. Diga-se de passagem, que para alguns, e eu me incluo nesses, é motivo suficiente para ligar um alerta total e sair buscando os motivos de isso ter acontecido.

Aparecer em um farol negativo, principalmente quando várias outras pessoas estão em cópia no e-mail ou quando este farol está em um quadro de gestão a vista estampado na parede da empresa, pode levar alguns funcionários a tomar atitudes desesperadas, ou até mesmo, atitudes que fujam da política organizacional.

Por isso, decidi deixar hoje três orientações simples e que o farão tomar atitudes concretas quando isso acontecer:

1 - Acalme-se! o Foco não é você

Deixar aquela velha mania de perseguição de lado, vai lhe ajudar bastante a tomar decisões assertivas quando aparecer em um alerta. Talvez em algum momento, isso foi usado como ferramenta para expor algum funcionário, mas foi no passado. Comece a enxergar um farol negativo como um olho a mais na sua gestão. Você não é uma máquina, você não vai conseguir olhar tudo, você depende de sua equipe para conseguir fazer o resultado ser alcançado, e em algum momento pode acontecer de algo escapar dos seus olhos.

Aproveite esse farol para revisar sua rotina e de sua equipe , revisar processos, e avaliar o que pode ter acontecido de errado, para que não aconteça novamente. O foco do farol é lhe alertar, e cabe a você tomar as decisões para não aparecer novamente nele.

2 - Atente-se para o objetivo correto

Entenda, seu objetivo não é sumir do farol negativo, e sim, entregar resultados. Se você focar nos faróis, você acaba deixando a gestão de lado sempre que não aparecer em um. Lembre-se que ele é só um olho a mais no seu negócio. 

Oriente seu time a cumprir as rotinas e processos padronizados, assim eles vão entender que o foco é garantir o resultado seguindo um padrão. É importante entender que, quando orientamos alguém, nem todos entendem da mesma forma, e alguém do seu time pode acabar levando o farol mais a sério que os processos. Isso poderá fazer com que ele foque em não aparecer negativamente, mesmo que isso signifique fazer de maneira errada. 

Lembre-se também de pelo menos uma vez na semana, acompanhar a rotina dos colaboradores de sua área. Isso vai ajudá-lo a enxergar mais rápido quando algo está sendo feito de maneira incorreta.

3 - Seja humilde, peça ajuda

O Benchmarking é a melhor ferramenta para se usar em alguns casos. Faça análise das melhores práticas utilizadas em outras unidades e/ou outras empresas do mesmo ramo. Ligue para aquelas unidades que comumente aparecem positivamente nos faróis organizacionais, e verifique como ou o que fazem para atingirem seus resultados. Se você é empresário ou gerencia um negócio, crie formas de compartilhamento de ideias entre unidades. Talvez alguém tenha uma forma inovadora de fazer e você continua utilizando somente aquele papel riscado. INOVE-SE!

Para concluir, lembre-se de algo importante: um Farol serve para guiar e cabe a você decidir o caminho a seguir quando enxergá-lo. Não o confunda com um semáforo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Janderson Batista
Sobre Janderson Batista
Tem experiência no setor de transportes, logística e distribuição aplicando conhecimentos voltados para a sustentabilidade e rentabilidade de negócios, com foco no Desenvolvimento de Pessoas, Gerenciamento e Otimização Processos e Rotina de trabalho. E-mail: [email protected]
Porto Velho - RO
Atualizado às 11h01 - Fonte: Climatempo
28°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 32°

32° Sensação
4 km/h Vento
79% Umidade do ar
67% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias