Segunda, 13 de Julho de 2020 19:07
69 98133-2589
Destaques do Interior ALERTA

Contra queimadas, Semma implanta placas, distribui panfletos e alerta para multas em parceria com a Sedam

Campanha de conscientização acontece em vários pontos da cidade e também na mídia

20/06/2020 14h24
18
Por: Redação Fonte: DECOM
Divulgação
Divulgação

Uma extensa campanha de conscientização contra as queimadas urbanas e rurais está em andamento pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Sedam (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental). Os trabalhos foram intensificados nesta semana na barreira sanitária da BR-364, em avenidas de grande fluxo do município, bem como na mídia em geral, tanto nas redes sociais, como imprensa e por meio de adesivos e panfletagem.

A ação, segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Marcela Almeida, é importantíssima para assegurar a Saúde de todos neste período de pandemia. “A covid-19 causa problemas respiratórios seríssimos que, se forem agravados por outros problemas advindos da fumaça das queimadas, têm mais chance de serem fatais. Pedimos que todos sejam conscientes e ajudem a divulgar essa mensagem. O momento é de união pela Saúde em todas as esferas”, salienta.

Na última quinta-feira, 18, servidores da Semma realizaram trabalho de divulgação deste alerta na barreira sanitária de controle do novo coronavírus, na BR-364, junto de servidores da Sedam. “Algumas cidades registraram um aumento expressivo no número de focos de calor neste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Por isso a Sedam enviou equipes para diversos municípios a fim de somar forças com as prefeituras na conscientização. Reforçamos enfaticamente: se queimar, vai pagar. Afinal, colocar em risco o Meio Ambiente, a Saúde, o patrimônio e a vida das pessoas é crime. Autores de queimadas não autorizadas na zona rural estão sujeitos a multa de R$ 1 mil por hectare, além de outras sanções jurídicas”, explica Fabio França dos Santos, coordenador de Educação Ambiental da Sedam

Responsável pela fiscalização urbana, a Semma verificou até o momento cerca de 10 ocorrências de incêndios em lotes dentro da cidade, porém, o Governo do Estado, que fiscaliza a zona rural, já registrou mais de 60 focos de calor nas propriedades rurais. Como os efeitos nocivos da fumaça atingem a todos os habitantes, independente da origem do fogo, a campanha conjunta dos órgãos continuará durante o período da seca, inclusive com a disponibilização de aplicativo para denúncias. A multa municipal para incêndios na zona urbana, regulamentada pela lei n° 5.038 de fevereiro de 2019, varia conforme a área queimada e pode chegar a até R$ 15 mil, que poderá ser aumentada diante da recusa do proprietário em recompor o dano ambiental.

DENÚNCIAS

Por meio do celular é fácil denunciar os focos de queimadas: basta baixar o aplicativo Guardiões da Amazônia, selecionar a opção “Cadastrar Denúncia”, então escolher “Queimada”, descrever o suposto crime, fotografar a cena com o GPS ligado e enviar. Os órgãos de fiscalização recebem notificação e poderão se dirigir até o local exato do fogo.

Através de divulgação nas redes sociais, na imprensa e também por meio das ações nas ruas e rodovias, a Semma continuará intensificando a campanha nas próximas semanas. Para colaborar, denuncie pelo no número 0800 647 1150, nos Bombeiros pelo 193 ou na Semma através dos telefones 3321-4084 (das 7h às 13h). A Polícia Ambiental também recebe denúncias pelo número 3321-2129 (da 7h30 às 13h30).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Porto Velho - RO
Atualizado às 19h56 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 32°

29° Sensação
4 km/h Vento
79% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (14/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (15/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias