Sábado, 19 de Setembro de 2020 01:18
69 98133-2589
Blogs e Colunas INOVAÇÃO

Sabia que a Carteira de Trabalho agora é digital?

O objetivo do Ministério da Economia é modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador.

19/06/2020 18h07 Atualizada há 3 meses
185
Por: Redação
Divulgação
Divulgação

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.

Com o objetivo de modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador o Ministério da Economia lançou a CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL, em substituição a Carteira de Trabalho física e está disponível para os cidadãos através de Aplicativo para celular nas versões iOS e Android e Web.

O aplicativo da CTPS existe desde 2017, contudo ele não substituía o documento físico. A partir de agora, a CTPS em meio físico não é mais necessária para a contratação na grande maioria dos casos. Para o trabalhador, basta informar o número do CPF no momento da contratação. Para o empregador, as informações prestadas no eSocial substituem as anotações antes realizadas no documento físico e não está sujeito a multa por não devolver a CTPS no tempo hábil.

Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Ou acessar via Web, por meio do link. E caso você queira acessar via internet, tem a possibilidade de acessar o site, quem já tem cadastro no sistema, basta usar seu login e senha de acesso, quem não tem cadastro deverá realizar seguindo as orientações pedidas pelo sistema e pronto já terá acesso a sua Carteira de Trabalho Digital pelo computador.

A novidade traz inicialmente como benefícios a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal.

O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo.

Vale ressaltar que se você já tinha a CTPS em formato físico você deve guardá-la. Ela continua sendo um documento para comprovar seu tempo de trabalho anterior. Mesmo com a Carteira de Trabalho digital podendo mostrar contratos de trabalho antigos (dos anos oitenta, por exemplo), é importante nesses casos conservar o documento original.

 O que muda é que, daqui para frente, para todos os contratos de trabalho (novos ou já existentes), todas as anotações (férias, salário, etc) serão feitas apenas eletronicamente e você poderá acompanhá-las de qualquer lugar pelo aplicativo ou pela internet.

E mais, a CTPS digital, por ora não será aceita para identificação civil, devendo ser apresentada juntamente com um documento de identidade com foto.

Os benefícios esperados com a Carteira de Trabalho Digital serão:

– Maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;

– Agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas;

– Integração das bases de dados do Ministério da Economia.

E aí, gostaram dessas dicas? Comentem e tirem suas dúvidas por aqui.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Kelen Cristina
Sobre Kelen Cristina
É advogada com experiência em Direito do Trabalho, Cível e Previdenciário. Kelen Cristina é formada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Rondônia, com especialização em Direito Imobiliário (Unicesumar) e Direito Previdenciário (Damásio).
Porto Velho - RO
Atualizado às 02h00 - Fonte: Climatempo
26°
Tempo aberto

Mín. 24° Máx. 35°

28° Sensação
7.8 km/h Vento
94% Umidade do ar
67% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias