Segunda, 13 de Julho de 2020 17:08
69 98133-2589
Destaques do Interior CULTURA

Prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês, apresenta projeto de restauração do Museu Casa de Rondon

Obras começam imediatamente: restauração do espaço abandonado há várias décadas era sonho antigo de moradores locais

16/06/2020 12h19
23
Por: Redação Fonte: DECOM
Divulgação
Divulgação

Após dois anos de esforço administrativo, ligações, e-mails, produção de documentos, reuniões em Brasília e Porto Velho, contato com Governo Federal e Estadual, o prefeito de Vilhena Eduardo Japonês e o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Marcondes Cerrutti, apresentaram nesta terça-feira o projeto de restauração do Museu Casa de Rondon, que teve a ordem de serviço finalmente emitida no fim da tarde desta quarta-feira, 10. Licitado já há vários meses pela Setur (Superintendência Estadual de Turismo), do Governo do Estado, o projeto será executado agora por empresa vilhenense com recursos estaduais e envolve várias benfeitorias no local, avaliadas em mais de R$ 500 mil, com previsão de conclusão ainda para este ano.

“Agora vai! Esta gestão se empenhou arduamente em diversas reuniões em Porto Velho, Brasília e incontáveis visitas, documentações, viagens, estudos de legislação e ligações para que esse projeto se tornasse realidade. Os vilhenenses esperavam por décadas por essa obra de restauração. Este é mais um problema crônico que estamos conseguindo resolver, de fato, depois de ficar pendente por dezenas de anos”, comemora o prefeito Eduardo Japonês, que em dezembro de 2019 visitou o espaço acompanhado do empreiteiro vencedor da licitação, Valter dos Santos, da Construtora OK, e também do secretário regional do Estado, Nilton Cordeiro.

O projeto amplo está avaliado em R$ 506 mil e envolve três ações no local: restauração do pátio, construção de um bloco administrativo e restauração do próprio museu. Marcondes Cerrutti lembra o trabalho necessário para chegar a essa etapa. “Foi uma luta árdua que está dando frutos agora. Estou muito feliz em poder participar ativamente dessa iniciativa que vai fomentar o turismo em nossa cidade, bem como atende aos antigos pedidos da população, que sempre exigiram atenção, zelo e cuidado por parte da Prefeitura em relação à Casa de Rondon. Pois bem, é o que estamos fazendo e aí está esse belo projeto que já se torna um marco na história local e regional”, revela Marcondes, que esteve em fevereiro finalizando as etapas burocráticas necessárias para o início da obra. Relembre aqui

A OBRA

No pátio, a obra envolve pavimentação de 2.082 m² em bloquetes, subestação de energia, equipamentos de acessibilidade, alambrado de proteção, bicicletário, portão de acesso, estacionamento para carros e motos, painel de identificação na fachada, aplicação de grama em 283 m², plantio de pelo menos 20 árvores nativas, implantação de oito bancos de concreto e diversas lixeiras, bem como recuperação dos mastros metálicos. Na entrada está prevista ainda uma foto ampliada de Cândido Rondon. 

Valter, responsável pela obra, mora em Vilhena desde a década de 70 e garante que está feliz em poder realizar essa importante restauração. A ordem de serviço permite que ele comece dentro de 10 dias, porém, ele garante que deve iniciar os trabalhos no local nesta terça-feira mesmo. Ele explica que o bloco administrativo terá área construída de 72 m² e vai conter seis banheiros, uma sala administrativa, cozinha e lanchonete. A fachada do local será construída de modo a eternizar a célebre frase dita por Marechal Rondon: “Morrer se preciso for; matar nunca”.

No prédio histórico as partes de madeira terão tratamento com cupinicida e haverá recuperação da cobertura, das esquadrias, dos pisos, revestimento, pinturas e forros, bem como refeitas as instalações elétricas, garantindo o pleno funcionamento da edificação. A execução será acompanhada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), com o objetivo de garantir o máximo de preservação do prédio e manutenção da arquitetura original, a partir dos elementos ainda existentes.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Porto Velho - RO
Atualizado às 17h49 - Fonte: Climatempo
32°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 32°

36° Sensação
7 km/h Vento
56% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (14/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (15/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias