Segunda, 13 de Julho de 2020 19:51
69 98133-2589
Capital CORONAVÍRUS

Porto Velho recebe 20 respiradores para reforçar o atendimento ao paciente

Os equipamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde para as UPA e Pronto Atendimentos

16/06/2020 12h11
12
Por: Redação Fonte: COMDECOM
Divulgação
Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) ganhou o reforço de 20 ventiladores pulmonares para o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). Desse total, 12 são para utilização dentro das unidades de saúde e outros oito para transporte de pacientes em macas e ambulâncias, por exemplo.

Os equipamentos estão sendo montados por profissionais habilitados e serão instalados nas Unidades de Pronto Antedimento (UPA) das zonas Sul e Leste, nos Pronto Atendimentos Ana Adelaide, José Adelino e em Jaci-Paraná.

As UPAs receberam cinco respiradores cada uma, sendo quatro fixos e um de transporte. Os ventiladores de transporte são usados em pacientes que necessitam do suporte respiratório enquanto são deslocados em curtos trajetos ou por curtos períodos de tempo. Isso ocorre quando um paciente que já está em uso de ventilação mecânica é transportado de um hospital a outro, por exemplo.

Segundo o médico Max Wendell, pacientes com Covid-19 evoluem muito rápido com disfunção respiratória, por isso é um equipamento muito significativo, tanto para o paciente quanto para a rede de assistência. “O ventilador pulmonar é utilizado, geralmente, em pacientes com síndrome respiratória aguda, ou seja, falta de ar. Nesse momento o paciente não consegue mais respirar sozinho, por isso é tão importante esse equipamento, ajuda a salvar vidas”.

Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas, que atuam diretamente no socorro ao paciente, estão sendo capacitados sobre ventilação mecânica, desde os ajustes iniciais até a reanimação utilizando o ventilador.

BOA HORA

Para a secretária titular da Semusa, Eliana Pasini, os equipamentos chegaram em boa hora, haja vista a dificuldade de compra dos itens. “Estamos providenciando novos leitos, melhorando a estrutura para atender cada dia melhor nossa população. Esses ventiladores vão ajudar muito as equipes médicas no trabalho com o paciente”.

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, enfatizou e agradeceu o empenho do senador Marcos Rogério e da deputada Mariana Carvalho por terem feito a mediação com o Ministério da Saúde para o envio dos equipamentos à Capital.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Porto Velho - RO
Atualizado às 20h37 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 32°

28° Sensação
3.5 km/h Vento
89% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (14/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (15/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias