Segunda, 13 de Julho de 2020 17:04
69 98133-2589
Destaques do Interior SAÚDE

Postinho do Cristo Rei implanta ala especial para atender pacientes com sintomas da covid-19

Pacientes com suspeita da doença são monitorados pela equipe da unidade pelo WhatsApp

15/06/2020 15h45
15
Por: Redação Fonte: COMDECOM
Divulgação
Divulgação

Pacientes que estão com sintomas de covid-19 têm atendimento especial no postinho Cristo Rei: a unidade separou uma ala exclusiva para estes pacientes e faz acompanhamento remoto de cada um por meio do WhatsApp. Além de utilizar máscaras e todos os equipamentos de proteção, a equipe do posto de Saúde segue um protocolo rígido de cuidados que deixa claro a preocupação com os casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus.

A ala especial de atendimento à covid-19 recebe apenas pacientes do bairro Cristo Rei e dos outro nove bairros que estão dentro da abrangência da unidade. São eles: Bodanese, Moisés de Freitas, Jardim América, Maria Moura, Marcos Freire, Residencial União e Parque Cidade Jardim I e II.  Junto da tecnologia e do bom atendimento individualizado, todos podem receber as orientações necessárias para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.

Tudo começa na recepção. De acordo com a enfermeira responsável pelos atendimentos, Andréa Norte, os pacientes já recebem orientações de prevenção ao vírus ao chegar na unidade. “Temos uma barreira na entrada do postinho, com profissionais a postos. Assim que o paciente chega, vemos quais são os sintomas que ele apresenta, em seguida, damos orientações de prevenção ao vírus, como manter o distanciamento social e usar máscara. Ele é encaminhado para a ala especial de covid-19. Então o paciente preenche uma ficha e é encaminhado para a consulta com o médico de plantão”, ressalta a enfermeira Andréa.

Ao analisar o paciente, o médico pode já receitar medicamentos, encaminhar para teste do novo coronavírus e dar orientações aos suspeitos de covid-19 para iniciar isolamento social. Os medicamentos receitados são retirados na Farmácia Municipal. Mais carregamentos de remédios, comprados pela Prefeitura, devem chegar nos próximos dias para atender a toda a demanda.

Para agilizar o monitoramento dos pacientes e manter contato mais individualizado com os pacientes que já passaram por consulta na unidade, um número de WhatsApp foi disponibilizado a estes suspeitos ou confirmados atendidos pelo postinho. Pelo aplicativo de mensagens, a equipe da unidade de Saúde avalia a evolução dos sintomas e resultados de exames. A controladora do postinho, Miriam dos Santos, explica que atualmente 40 pacientes que estavam sendo monitorados já foram descartados para a covid-19, enquanto outros 20 ainda estão em observação.

“Para nós é muito importante ter este contato com o paciente para poder ajudá-lo no tratamento da melhor maneira possível. Além disso, com esse método conseguimos atender todos de uma forma segura, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, de manter o maior distanciamento social possível. É esse o nosso objetivo: fazer um trabalho bem feito e com responsabilidade”, explica Miriam.

O método de acompanhar os pacientes por aplicativo de mensagens surgiu há quase um mês e tem surtido efeito positivo. Durante todo o dia, os pacientes mandam recados para a equipe da unidade, seja para tirar dúvidas ou para falar da Saúde. A forma de atendimento pela internet evita aglomerações e circulação de pessoas na unidade de Saúde.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Porto Velho - RO
Atualizado às 17h49 - Fonte: Climatempo
32°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 32°

36° Sensação
7 km/h Vento
56% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (14/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (15/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias