Sexta, 27 de Novembro de 2020 13:22
69 98133-2589
Blogs e Colunas AMBIENTE EMPRESARIAL

Seja como pedra, não como esponja!

Comece a reter somente aquilo que realmente será necessário para seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.

12/06/2020 12h44 Atualizada há 6 meses
543
Por: Redação
Divulgação
Divulgação

Quem nunca passou por um momento de stress? É comum que tenhamos esses momentos, principalmente no ambiente corporativo, quando aquela sua ideia que você acha super legal é colocada como segundo plano, ou quando se é contrariado por um pensamento diferente, ou ainda, por alguns problemas pessoais que acabam influenciando o ambiente profissional.

Esse stress do dia a dia, que inclusive, pode levar a sérios problemas de saúde, também pode nos levar a um ápice de apatia e baixo desempenho profissional que chega a surpreender quem está ao redor.

Segundo a Isma-BR (International Stress Management Association), em pesquisa realizada recentemente, 72% dos trabalhadores brasileiros sofrem com alguma sequela deixada pelo stress. Desse total, 32% sofreriam da Síndrome de Burnout. E dos que desenvolveriam a Síndrome, 92%, continuariam trabalhando, por medo do desemprego.

Com todas essas informações, (para quem não conhece a Síndrome de Burnout, deixarei o link abaixo), falar sobre stress é necessário, mas também vale a pena desenvolver uma habilidade, que muitas vezes aparecem somente com o amadurecimento da vida profissional. Mas o que isso tem a ver com o título dessa reflexão?

Bom, conversando com um colega de trabalho, perguntei a ele como chegar aos 40 anos com uma saúde bem equilibrada. A resposta obtida foi: "Não se estressar tanto. Seja firme, mas não absorva." Logo de cara a frase "Ser pedra, não esponja" veio na minha cabeça.

Coloque uma pedra e uma esponja em um balde com água e depois retire-os, perceba que a pedra, apesar de molhada, não terá sido preenchida pela água ao seu redor, diferente da esponja, que além de encharcada, estará despejando por todos os lados e lentamente a água que absorvera. Depois disso, pressione com as mãos a pedra e a esponja. Olhe para a pedra, e veja que ela permanece da mesma maneira, diferente da esponja, que depois de ter absorvido a água que havia no balde, na primeira pressão aplicada, esbanjou-a para todos os lados, respingando em tudo o que estava ao seu redor.

E isso acontece constantemente no ambiente de trabalho. Com tantos acontecimentos durante o dia, em algum momento, com toda a pressão aplicada para garantia dos resultados, você jorra todo o stress que estava acumulado, e, da mesma forma que ocorreu com a esponja, você se esvazia, mas aquele stress respinga para todos os lados. 

Então, a dica que fica é essa. Evite absorver momentos de stress, não os guarde para você, comece a reter somente aquilo que realmente será necessário para seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional. E se você estiver pensando: "Mas a pedra também se despedaça quando se aplica uma força maior", quero que entenda: é melhor se despedaçar e deixar uma parte sua, do que somente jorrar aquilo que nunca pertenceu a você.

Conheça a si mesmo e evite o stress.

Agradecimento ao meu caro colega Kerllyson Maciel, pela dica, me fez refletir bastante durante todo o dia.

Saiba mais sobre o assunto neste vídeo do Dr. Drauzio Varella 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Janderson Batista
Sobre Janderson Batista
Tem experiência no setor de transportes, logística e distribuição aplicando conhecimentos voltados para a sustentabilidade e rentabilidade de negócios, com foco no Desenvolvimento de Pessoas, Gerenciamento e Otimização Processos e Rotina de trabalho. E-mail: [email protected]
Porto Velho - RO
Atualizado às 14h10 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

29° Sensação
7 km/h Vento
79% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (28/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias