Segunda, 19 de Abril de 2021
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Reconhecimento Profissional: Fator primordial em tempos de crise

Um fato é claro: muitas empresas não vão deixar de cobrar os resultados de seus funcionários.

18/04/2020 20h41
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Por: Redação
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Estava fechando os resultados do mês de Março, e me deparei com a seguinte situação: Funcionários preocupados com seus empregos, trabalhando com carga horária reduzida e sendo cobrados pelos mesmos resultados em tempos de ascensão. Isso pode não parecer tão preocupante para muitos, porém, para outros muitos, isso é extremamente relevante, pois mexe diretamente com o desempenho profissional do colaborador.

Um fato é claro: muitas empresas não vão deixar de cobrar os resultados de seus funcionários. Todavia, muitas acabam falhando em um aspecto muito importante para qualquer colaborador, principalmente em períodos de crise: o Reconhecimento Profissional pelo esforço em manter os resultados.

Antes de qualquer crítica, não estou falando de dar prêmios, provavelmente estaremos reduzindo custos nesse período, apesar de acreditar que não se trata diretamente de um custo, mais sim de investimento, afinal, uma equipe motivada impacta diretamente nos resultados. Estou falando, que podemos sim reconhecer os funcionários nesse momento, mesmo que seja por uma mensagem em um grupo.

Se você é líder, chefe, capitão, mentor ou qualquer outra patente existente, precisa lembrar que nesse momento, existe uma preocupação, mesmo que oculta e que você não consiga perceber. Sei que você também deve estar com as mesmas preocupações, mas lembre-se, você tem uma equipe, e se ela não produz, isso será diretamente ligado a você. Por isso, vou deixar aqui o que tenho feito para que o engajamento da equipe permaneça em altos níveis.

1 - Comece tomando cuidado com as chamadas de atenção: no momento, muitas empresas estão trabalhando remotamente, e como já se tornou comum, os grupos em aplicativos de mensagem passaram a ser parte do dia a dia e em algum momento, uma chamada de atenção acaba acontecendo dentro desses grupos. Caso precise fazer algum alerta a algum colaborador, prefira fazer uma ligação, de preferência uma chamada em vídeo. O olho no olho, mesmo que em vídeo, demonstra respeito ao colaborador, e também a molda a percepção da pessoa que está nos olhando.

2 - Mostre que você e a empresa se preocupa com o colaborador: tenha o costume de perguntar se está tudo bem, mas não faça isso logo depois de um oi. Tenha um diálogo com o colaborador, deixe o ambiente mais calmo para trabalho, mesmo que tudo esteja desmoronando. As pessoas costumam se concentrar melhor quando estão a vontade no ambiente. Você já deve ter errado alguma vez por não ter se sentido a vontade em algum lugar e acabou se preocupando mais com a percepção do outro no momento, que com o resultado final.

3 - Crie um programa de reconhecimento profissional: Sim, nesse momento, caso não exista algum, é um ótimo momento para pensar em criar o programa. A valorização do colaborador é sem dúvida, fator primordial para que sua empresa continue trazendo resultados nesse momento. Não precisa dar um carro, ou uma casa. Pequenos prêmios costumam aumentar o sentimento de bem-estar profissional, principalmente se esses podem ser colocados em locais sempre visíveis. Só tome cuidado para não criar uma competitividade grande entre seus colaboradores, lembre-os que todos trabalham por um único objetivo: a sustentação e crescimento da empresa.

4 - Dê feedbacks positivos a sua equipe: Apesar de básico, esse é o mais difícil de ser realizado, porque depende de um hábito que deverá ser desenvolvido pela liderança. Tenha o costume de parabenizá-los por qualquer atitude positiva, mesmo que seja considerada irrelevante. Tenha certeza que nesse momento, todas as ideias são para o bem da empresa, e esses colaboradores provavelmente estão buscando a melhor forma de manter a empresa, e automaticamente seus empregos.

Essas são as dicas que tenho para compartilhar, lembro a todos que estou falando de uma experiência pessoal e profissional, que tem dado super certo com minha equipe. Se sua empresa possui uma politica de reconhecimento profissional, procure-os e adapte essas ideias a sua empresa, os setores de RH em geral possuem ideias de programas e formas de reconhecimento, talvez eles só estejam esperando você se prontificar a reconhecer seu time.

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Janderson Batista
Sobre Janderson Batista
Tem experiência no setor de transportes, logística e distribuição aplicando conhecimentos voltados para a sustentabilidade e rentabilidade de negócios, com foco no Desenvolvimento de Pessoas, Gerenciamento e Otimização Processos e Rotina de trabalho. E-mail: [email protected]
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